segunda-feira, 28 de julho de 2008

Ao jantar

Há 3 semanas fui jantar a um restaurante muito bem situado: o Peixe na Linha. Gostei do que comi (ainda que não fosse de ir às lágrimas), mas não gostei do serviço. A primeira pergunta que me fizeram foi se tinha reservado mesa. Quando disse que não olharam para mim com ar reprovador (este selvagem saberá comer num restaurante? Saberá utilizar um telemóvel? … pensaram certamente). Não foi uma crítica dirigida, uma vez que o comportamento foi igual ao proporcionado à generalidade dos “nabos” que foram aparecendo sem reservar. Depois, a postura do pessoal foi a mais indicada para um mercado de peixe: ar enfastiado, conversando alto uns com os outros entre as mesas servidas, etc. Perdão. Não é verdade: num mercado de peixe eles tentam vender o peixe, enquanto que aqui permitem aos clientes que comprem o que têm para servir. Ninguém foi indelicado, mas a postura foi um pouco livre demais. Não se pretende servilismo, mas apenas “saber estar”.
Há uns 10 dias fui ao “Irish & Co” nas Docas. Vou frequentemente almoçar durante a semana. Gosto de estar na esplanada, e embora não se coma nada de especial e o serviço seja sofrível, tá-se bem. Desta vez fui jantar numa 6ªfeira. Mais valia ter-me atirado ao rio. Péssimo serviço, com uma empregada que, de tão sorridente, quase me encantou. O pior foi quando o serviço não apareceu, os pedidos tinham como resposta o tal sorriso devastador, mas nenhum resultado prático. Uma empregada a quem recorri em estado de desespero explicou: então não vê que ela mal fala português?!!! Eu tinha visto. Claro. Mas poderia ser que percebesse e, ao pedido de um copo, respondesse trazendo um copo. O mesmo com o vinho. E com os cafés. Percebi que os pratos não vieram trocados porque apontei (é feio, eu sei!) na lista. Isto não é aceitável. Como a minha “mesa” já estava exaltada resolvi que pagaríamos e fugiríamos rapidamente. Srs do Irish & Co: o vosso restaurante é baratucho quando comparado com os restantes das Docas, mas isso não justifica tanta asneira.
Na 6ª feira passada fui ao Doca Peixe, também nas Docas. Comi muitíssimo bem. A minha companhia queixou-se que o arroz não estava ainda “no ponto”, mas que estava tão apetitoso que eu me deveria abster de pedir a correcção. No final alvitrei ao empregado que tudo estava óptimo, ainda que o arroz pudesse estar mais “acabado”. Pediu desculpas, e simpaticamente ralhou comigo por não ter dito logo. Pouco depois veio outro empregado, provavelmente mais importante que o primeiro, que me intimou a nunca mais hesitar nas reclamações. Cabe-lhes resolver as anomalias de imediato. Comi bem, o serviço foi esclarecido e profissional. Fiquei contente.

1 comentário:

MISS PU disse...

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